Na tarde de 01 de agosto de 2025, as 17h, mais uma vez os tambores ecoaram no Pelourinho, era convocação da militância do Movimento Negro da Bahia, para à abertura da solenidade em celebração a indicação dos nomes de Antônio Carlos dos Santos Vovô, presidente do Ilê Aiyê e integrante da Diretoria do Fórum de Entidades Negras da Bahia, e Linda Rosa Rodrigues, força jovem do Bloco Olodum, que no dia 05/08, em Brasília, tomarão posse no Conselho Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico do Governo do Presidente Lula.
A abertura da solenidade, foi precedida de uma retumbante performance dos percursionistas, das bandas do Olodum, Muzenza e Os Negões, regida pelo mestre Geraldo, da banda Mirim do Olodum.
A calorosa recepção ficou a cargo da quase bicentenária Sociedade Protetora dos Desvalidos – SPD, que cedeu seu salão nobre para a realização do Ato, que contou com a Presença da Secretária Fabya Reis, da SEADS, o Vereador Hamilton Assis e a Vereadora Eliete Paraguaçu, ambos do Psol.
Muitas lideranças marcaram presenças a exemplo do ex-vereador Moisés Rocha, o cineasta Antônio Olavo, Ivan Alex (assessor do Governador Jerônimo Rodrigues), Katia Melo, Joel Mestiço, Ritinha, integrantes da Diretoria do Olodum, Vivaldo, Makalé, kehindê, Thaiô, Odelita da família Ilê Aiyê, Ligia Margarida, Presidenta da SPD, José Vasconcelos Vice, Lú Santana, também Diretora da SPD, Marcelo Aragão do Espirito Santo, Chicão, Elias Sampaio, da família Gonçalves marcaram presença, Zizelda, Ritinha, Nei do Pedaço, Esi Amina, Caio Augusto e outros militantes do MNU, além de muitas outras presenças representativas. O Feneba, foi representado pelo seu presidente, Raimundo Bujão e mais os diretores Paulo Roberto e Jorjão Bafafé.
Como festa de negro não pode faltar comida, fomos agraciados com os quitutes de Cida e família do Terreiro do Ilê Opó Afonjá.
Foi um ato compacto com falas contundentes que ao mesmo tempo expressa o orgulho da militância da Bahia, apontando o quanto o Governo Federal ainda precisa compreender a importância do apoio e do respaldo do povo negro, que também se expressa através do voto, para a sustentação do projeto do Governo Lula e portanto precisa ampliar sua ainda parca representação do poder.
O FENEBA entende que a representação baiana, nos nomes de Vovô e Linda, tomarão posse no dia 05/08/2025, com a certeza de bem estarem representando o povo negro organizado da Bahia.